Aprendiz Legal 2022

Principalmente nos dias atuais, ingressar no mercado de trabalho não está fácil para ninguém, principalmente para os jovens que ainda não possuem experiência profissional. Entretanto, desde 2022 um programa permite que esses jovens sem experiência consigam ingressar no mercado de trabalho. Atualmente, esse programa é chamado de Aprendiz Legal 2022. Quer entender mais sobre como funciona o Aprendiz Legal 2022? Vamos lá!

Aprendiz Legal 2022

Aprendiz Legal 2022

Conheça também o Jovem Candango 2022.

O que é e como funciona?

O Aprendiz Legal 2022 é um programa cuja função é dar a oportunidade que os jovens precisam. Com isso, este programa não só insere os jovens no mercado de trabalho, mas também os qualificam para ingressar no mercado com o pé direito.

Atualmente, assim que o Jovem entra no programa, ele pode conseguir um contrato de até 2 anos com a empresa participante do programa. Com isso, o jovem sem experiência alguma consegue não só aprender a teoria, mas também a associar a prática.

Requisitos Aprendiz Legal

A fim de participar, é importante que o candidato se atende às regras do programa que, hoje em dia, estipula alguns requisitos para os participantes, são eles:

  • Jovens de 14 a 24 anos;
  • Estejam cursando o ensino fundamental ou ensino médio.

Além disso, é importante lembrar que nessa oportunidade contratado não vai apenas aprender e trabalhar de forma remunerada, ele também possui benefícios, como:

  • Salário;
  • Férias em conjunto com as férias escolares;
  • Vale-transporte;
  • Contrato de Trabalho.

Observação: Esses são os benefícios padrões, outras empresas podem oferecer muito mais benefícios, como vale-refeição, convênio, etc.

Tudo isso é assegurado por decreto federal pela Lei da Aprendizagem. Essa lei obriga que todas as empresas que possuam mais de 5 funcionários registrados possuam de 5 a 15% dos seus colaboradores com o cargo de aprendiz.

Cadastro Aprendiz Legal 2022

A fim de se cadastrar no Aprendiz Legal 2022, é importante que o candidato atente as informações abaixo.

Para quem deseja participar do programa, é importante que o mesmo entre em contato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Hoje em dia, é por meio desse centro que você consegue encontrar todas as instituições e órgãos associados ao programa.

Lembre-se, cada estado possui a sua CIEE 2022 e uma unidade associada, procure a CIEE do seu estado.

Vagas para Aprendiz Legal

As vagas para o Aprendiz Legal 2022 são diversas, porém, a grande maioria são voltadas para o ramo administrativo.

Para quem busca por uma chance no mercado de trabalho, o Aprendiz Legal oferece a oportunidade perfeita. Até porque, além de se capacitar, ganhando experiência e credibilidade no mercado de trabalho, o candidato também continua estudando, sem que o horário de trabalho afete nos estudos.

Além disso, após o encerramento do contrato, muitas pessoas saem empregadas pelas próprias empresas que oferecem tal oportunidade.

Lei da Aprendizagem

Como citado anteriormente, este programa só é possível graças à Lei da Aprendizagem aprovada em 2000.

Assim como o programa Aprendiz Legal, o programa Jovem Aprendiz 2022 também só é possível, graças a essa lei que, por decreto federal, exige que todas as empresas de médio ou grande porte disponibilizem de 5 até 15% das suas vagas de colaboradores para os cargos de aprendiz.

Dessa forma, além de aquecer a economia, os jovens de 14 a 24 anos conseguem não só uma oportunidade de trabalho, mas também uma capacitação profissional que não teriam sem essa lei.

Leave a Reply