Programa Jovem Cidadão 2022: Inscrições, Vagas, Regras

O Programa Jovem Cidadão 2022 funciona de forma simples. A inscrição do jovem para participar do programa é feita pelo próprio jovem no site da Secretaria Cidadã (caso ele more em Goiânia) ou pelo gestor de cada cidade (para as outras regiões). Após as inscrições Programa Jovem Cidadão 2022, os jovens são contratados por meio da Fundação Pró-Cerrado, que é responsável por promover a capacitação profissional desse jovem e de lá são encaminhados para os seus locais de trabalho.

O Programa Jovem Cidadão foi baseado na Lei do Menor Aprendiz, e antes atendia apenas uma pequena parte da população goiana, e hoje já alcança todas as regiões de Goiás, atendendo mais de 240 municípios goianos e oferecendo diversas oportunidades de trabalho para adolescentes conquistarem seu primeiro emprego.

Programa Jovem Cidadão 2022

Programa Jovem Cidadão 2022

São centenas de vagas oferecidas anualmente, que variam de acordo com a cidade e com a época do ano em que o programa está sendo realizado.

Como funciona

Conquistar uma vaga de emprego vem se tornando cada vez mais uma tarefa complicada, principalmente para quem está em busca do seu primeiro emprego.

Na maioria das vezes, o mercado de trabalho exige que o candidato tenha experiência prévia na área, além da qualificação na área. Pensando em dar uma oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, foi promulgada a Lei do Menor Aprendiz 2022, que visa auxiliar jovens entre 14 e 18 anos a ingressarem no mercado de trabalho.

Os jovens contratados através do programa trabalham quatro dias durante a semana, com carga horária total de 16 horas semanais. Além disso, durante um dia da semana o aluno precisa comparecer ao curso de qualificação profissional.

✅ Confira também as vagas disponíveis:

Cadastro Jovem Cidadão

O cadastro no Programa Jovem Cidadão depende do local onde você mora. Se você reside em Goiânia, você deve:

  • Realizar o seu próprio cadastro através do site da Secretaria Cidadã
  • Informe os dados solicitados pela página (lembre-se de conferir se você atende aos requisitos para se cadastrar antes de realizar a inscrição).
  • Se você reside em outras cidades, deve procurar pelo coordenador local de seu município, e informar que deseja participar do programa.

Jovem Cidadão Poupatempo

Em alguns casos, é possível realizar a sua inscrição no Programa Jovem Cidadão através do Poupatempo da sua cidade.

Para saber se essa opção está disponível, basta ligar para o número do Poupatempo mais próximo de sua residência e perguntar se aquela unidade realiza as inscrições para o Programa.

Caso o Poupatempo realize as inscrições, você deve comparecer munido de documento original com foto e outros documentos que comprovem que você se encaixa nos pré-requisitos de participação.

✅ Veja também como

Quem pode se cadastrar

Para se cadastrar no programa é necessário se adequar a alguns critérios básicos, como:

  • Ter mais de 14 anos e menos de 18 anos completos (a idade máxima para se cadastrar é de 17 anos e três meses no momento da inscrição);
  • Frequentar regularmente o ensino médio ou já ter concluído essa etapa de ensino;
  • Ter renda familiar bruta de no máximo dois salários mínimos, ou estar sujeito a alguma medida socioeducativa (ou de proteção).

Leave a Reply