Menor Aprendiz 2022

O programa Menor Aprendiz 2022 foi criado para auxiliar os jovens que estão em busca do primeiro emprego e que ainda estudam. Afinal a carga horária normalmente não fecha. O Menor Aprendiz 2022 é pautado na lei da aprendizagem que assegura que jovens possam trabalhar de forma remunerada e com carga horária reduzida, que pode ser conciliada com a rotina de estudos do jovem. A lei traz que toda empresa de médio e grande porte deve garantir de 5 a 15% de suas vagas para jovens aprendizes.

Menor Aprendiz 2022

Menor Aprendiz 2022

Menor Aprendiz 2022

Pesquisas mostram que a procura por emprego é maior por parte dos jovens, assim como o desemprego, que é maior nessa faixa etária também. Pensando nas dificuldades de se conseguir o primeiro emprego e de como muitos jovens precisam auxiliar na renda da família, o governo federal criou um programa onde empresas destinam parte de suas vagas para o menor aprendiz.

O programa permite que os jovens tenham a oportunidade de se desenvolver profissionalmente dentro da empresa, além de permitir que as empresas contribuam com a formação profissional de novos profissionais, sendo que em muitos casos o menor aprendiz pode ser efetivado após o vencimento de seu contrato. O menor aprendiz também pode ser chamado de jovem aprendiz 2022, e ambos se referem ao mesmo programa.

Como funciona o Menor Aprendiz

É considerado menor aprendiz o jovem que estuda e trabalha, sendo que o principal objetivo do programa é oferecer oportunidades profissionais que não atrapalhem o rendimento acadêmico do aluno, sendo assim o horário de trabalho não deve coincidir com o horário das aulas.

Confira também como concorrer a vagas em outras cidades:

Quem pode participar?

Para participar do programa é necessário que:

  • O jovem esteja cursando o ensino fundamental ou ensino médio;
  • Tenha entre 14 e 24 anos, sendo que essa é a faixa etária média, e a idade pode variar de acordo com a empresa.

Para participar do programa também é necessário que o jovem disponha de seis a oito horas diárias disponíveis durante a semana, sendo que as jornadas são flexíveis e dependem da empresa.

Saiba também como conferir as vaga em alguns estados brasileiros:

Benefícios Menor Aprendiz

Diversos são os benefícios para os participantes do programa jovem aprendiz, dentre eles:

  • Remuneração mensal com valor compatível com a carga horária, assegurado pelas leis trabalhistas;
  • Auxílio alimentação e vale transporte.

Algumas empresas oferecem também seguro de vida, plano de saúde e diversas outras vantagens para os jovens que trabalham nela.

Inscrição Menor Aprendiz 2022

Existem diversas formas de se inscrever no programa, e a inscrição depende de cada empresa. De forma geral, o jovem pode acessar o site da empresa que tem interesse ou buscar por instituições especializadas em fazer essa integração, como o Centro de Integração Empresa -Escola (Jovem Aprendiz CIEE 2022). Todas essas inscrições são realizadas de forma online, precisando apenas que o jovem:

  • Acesse o site onde realizará o seu cadastro (CIEE ou site da própria empresa);
  • Preencha o formulário de inscrição, cadastrando os seus dados e seu currículo;
  • Realiza o teste de perfil solicitado em alguns sites (como para se inscrever no programa jovem aprendiz Santander 2022).

É importante que o candidato a menor aprendiz fique atento às vagas e a disponibilidade de acordo com a região.

Leave a Reply