Jovem Aprendiz RJ 2022: Inscrições, Vagas e Empresas

O programa Jovem Aprendiz RJ 2022, tem como principal intuito incluir socialmente estudantes ou formandos da rede pública do ensino. Deste modo, todos os jovens que normalmente encontram dificuldades no momento de procurar o primeiro emprego, tem maiores oportunidades de acessar pela primeira vez o mercado de trabalho graças ao jovem aprendiz RJ 2022. Além de grandes chances de futuramente ter cargos superiores dentro da própria empresa.

Portanto, neste texto serão apresentados dados sobre como funciona o programa Jovem Aprendiz no Estado do Rio de Janeiro, como se candidatar a uma vaga, requisitos para participar e benefícios do programa. Entenda!

Jovem Aprendiz Rio de Janeiro RJ – O que é e como funciona?

O Jovem Aprendiz RJ, é um programa correspondente ao que determinada o Governo Federal e o Governo do Estado, segundo a Lei de Aprendizagem (nº 10097/2000), que determina que empresas de grande e médio porte ofereçam vagas de estágio ou de jovem aprendiz 2022 para um percentual de seus colaboradores, para que a empresa seja oficializada perante à legislação brasileira.

Aos candidatos que se interessarem pelas vagas, será necessário estar dentro de alguns requisitos exigidos pelo programa, assim como ter disponibilidade de horário de 4 a 6 horas por dia, de segunda a sexta, para cumprir com suas funções.

Programa Jovem Aprendiz 2022

Programa Jovem Aprendiz 2022

Deste modo, caso o aprendiz tenha um bom desemprenho durante o tempo de contrato do programa, o mesmo poderá ser efetivado em um cargo semelhante ou superior ao desenvolvido no período anterior, com carteira assinada e todos os direitos, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Por fim, no Rio de Janeiro, existem inúmeras organizações que oferecem vagas para o programa, então continue a leitura deste artigo e fique atento às formas de se inscrever!

Requisitos para participar do programa:

  • Ter idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos;
  • Estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio preferencialmente em escola pública;
  • Se ainda fora aluno, será o obrigatório uma frequência média;
  • Entretanto, para alunos com qualquer grau de deficiência, não haverá nenhuma restrição de idade.

Vagas para Jovem Aprendiz no Rio De Janeiro

As vagas de aprendiz legal 2022 podem ser encontradas de inúmeras formas, já que segundo a legislação trabalhista brasileira todas empresa, instituição ou organização, com 7 funcionários ou mais deverá possuir em seu quadro de trabalhadores estagiários ou aprendizes.

Portanto, várias empresas do estado do Rio de Janeiro, de médio ou grande porte, fazem processos seletivos anuais para completar essas vagas.

Veja abaixo, algumas das empresas que abrem anualmente processos seletivos com oportunidades de vagas para jovens que estejam dentro dos requisitos do programa:

Além disso, há outros programas online que algumas dessas empresas utilizam para publicar suas vagas, como:

Inscrição:

Se a empresa possuir a opção “Trabalhe Conosco” no site, clique no item, e envie um currículo eletrônico contendo todas as informações pessoais, meios de contato (endereço de e-mail e número de telefone), e não se esqueça de assinalar o desejo de participar do programa Jovem Aprendiz Rio de Janeiro.

Ou se preferir, utilize uma das plataformas de vagas como:

  • Rio Vagas
  • Vagas.com
  • Sine
  • Entre outros.

Neste caso, faça um cadastro no site e procure pelas vagas desejadas, envie uma mensagem juntamente com seu currículo eletrônico e aguarde ser chamado para dar sequência ao procedimento de seleção.

O último passo será ir até a empresa, caso selecionado, apresentar todos os documentos e assinar o contrato. A partir deste ponto, o pagamento e o exercício da função trabalhista serão feitos apenas entre o empregador e o jovem aprendiz.

Leave a Reply